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A Magazine Luiza (MGLU3) e a Via (VIIA3) não apresentaram bons resultados no quarto trimestre de 2021 em razão da alta da inflação. “Momento é bastante complicado para as varejistas”, disse o analista da O2 Research, Mário Goulart, durante participação na programação da BM&C News, na última sexta-feira (18).

Nesta sexta-feira, o banco central disse que a inflação retornará à meta de 4% em 2024, mas não deu previsões para este ano.

A companhia teve lançamentos de 490,5 milhões de reais no período (+28,8%), e as vendas líquidas somaram 364,7 milhões de reais, alta de 29,4% na comparação anual.

A companhia encerrou 2021 com cerca de 1,77 milhão de clientes ativos de serviços de pagamento ante 774,5 mil em 2020. O volume superou a meta da empresa de atingir 1,4 milhão a 1,5 milhão de clientes ativos.

A última vez que houve nove aumentos seguidos (um ano de aperto) foi entre abril de 2013 e abril de 2014. Na época, o avanço foi mais modesto, de 7,25% para 11,00%, ou 3,75 pontos porcentuais, nas vésperas da campanha de reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O ritmo de alta dos juros deste ciclo já é o maior desde 1999, quando, durante a crise cambial, o BC aumentou a Selic em 20 pontos porcentuais de uma só vez.

Ainda, Mário apontou que a Magalu caiu de uma margem líquida, em 2020, da ordem de 1,3 para 0,3, sendo que o último trimestre, que é o momento onde as empresas de varejos mais lucram com as compras de Natal, o cenário foi inverso reportando prejuízos líquido ao invés de ganhos.

Mas esse certo “frisson” com a moeda brasileira pode ficar em xeque, pelo menos com base no posicionamento de especuladores que operam na Bolsa de Chicago. Pelos dados mais recentes compilados pela CFTC –referentes ao período de sete dias findo em 15 de março–, esse grupo de investidores fez nesse intervalo a primeira venda líquida de reais desde o começo de fevereiro e no maior volume desde meados de janeiro.

Em seminário em Fortaleza sobre a economia brasileira, Guedes disse que o governo iniciou discussões sobre o tema e que “a ideia é reduzir 35% já”. Em seguida, ele reforçou que teve conversa com o presidente Jair Bolsonaro, fez contas, e acredita ser possível que o corte do IPI chegue a 30% ou 35%.

O especialista avaliou que a inflação será duradoura e que isso acaba pressionando o poder de compra do consumidor. A consequência será refletida nos custos das companhias do setor.

Com superioridade militar incontestável, a invasão russa era para ter rendido ao presidente Vladimir Putin uma vitória fácil. Mas não foi o que aconteceu. Serviços de inteligência de países ocidentais dizem que decisões estratégicas desastrosas, contratempos logísticos confusos e a ferocidade da resistência da Ucrânia fizeram as tropas russas empacarem nos últimos dias.

Do ponto de vista do dia a dia da população russa, o estudante destacou que o que mais impactou foi a perda do poder de compra – principalmente em relação a produtos importados, que encareceram muito.

“Juntos, os campos chegavam a consumir cerca de 80 mil litros de diesel por dia. Com o aproveitamento do gás produzido no campo, que antes não era aproveitado, a expectativa é suprir 80% dessa demanda, com grandes benefícios ambientais e financeiros”, informou o diretor de Operações da PetroRio, Francilmar Fernandes.

O presidente do Federal Reserve comentou que os dirigentes do banco central dos EUA estão “atentos a novas pressões de alta da inflação.” Ele também destacou que “faremos tudo que for possível para atingirmos nossas metas, de estabilidade de preços e a máxima geração de empregos possível.”

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