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Em nota, o C6 afirmou que “como é praxe nas empresas que buscam o melhor nível de eficiência nos mercados em que estão inseridas, o grupo avalia periodicamente a produtividade das equipes e, quando necessário, faz readequação de cargos e profissionais, bem como adequações de suas estruturas ao momento do negócio”.

Agenda econômicaEUA: Balanços de AT&T e Boeing, antes da abertura, e de IBM e Tesla, após o fechamento do mercadoChina: Feriado do Ano Novo Lunar deixa mercados fechadosUruguai: Lula chega ao país para encontro bilateral com o presidente Lacalle Pou, acompanhado do ministro Fernando Haddad (Fazenda)Alemanha/Ifo: índice de sentimento das empresas (6h)FGV: Sondagem do Consumidor de janeiro (8h)Canadá: BC divulga decisão de política monetária (12h)EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 20/01 (12h30)BC: Fluxo Cambial da semana de 16 a 20/1 (14h30)Coreia do Sul/BoK: PIB do 4TRI (20h)*Com informações de BM&C Now e BDM

Pessoas passam em frente à sede do Banco Central em Brasília – Foto: Reuters/Adriano MachadoOs economistas elevaram mais uma vez as estimativas para a inflação em 2023, assim como do crescimento econômico, de acordo com o último levantamento do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (30). Entretanto, o mercado reduziu a cotação do câmbio.

O que pode causar estranhamento, entretanto, é o fato de que a empresa passou pelo maior processo de recuperação judicial do Brasil, que durou quase seis anos e meio e encerrou em dezembro de 2022, quando o juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro decretou o fim do processo. Isso porque, segundo o art. 48 da Lei de Falências (Lei 11.101/2005), um dos requisitos para o requerimento da recuperação judicial é “não ter, há menos cinco anos, obtido concessão de recuperação judicial.” Acontece que, após o ajuizamento da emenda à inicial, já terá decorrido o prazo de cinco anos desde a concessão da 1ª recuperação judicial, que ocorreu em fevereiro de 2018.

Por este motivo, considerando que o Uruguai, por exemplo, já vem buscando a celebração de acordos bilaterais de comércio fora do Mercosul, dever-se-ia aproveitar o momento para refundar o Mercosul não mais como mercado comum, mas sim como uma área de livre comércio. Se no passado tivemos o NAFTA, que incluía o México, Estados Unidos e Canadá, talvez fosse o momento de refundar o Mercosul e transformá-lo num SAFTA (South America Free Trade Area) para viabilizar maior flexibilidade negocial dos países membros com terceiros.

Concluindo este processo com sucesso, o Chile poderá se tornar um grande modelo de resposta institucional às preocupantes instabilidades políticas que afetam vários países da América Latina, sendo este o tão desejado “Efeito Orloff” positivo para a região.

“Parece que o mercado está, realmente, tomador de risco, essa tem sido a tônica de janeiro (…) Agora, esse dado de payroll traz de volta a realidade. O mercado de trabalho ainda está muito forte, teve ainda ganho salarial”, afirmou o estrategista-chefe.

Sede da Petrobras (PETR4). Foto: Reprodução, DivulgaçãoO presidente da Petrobras, Jean Paul Terra Prates, indicou hoje (2) cinco novos integrantes para a composição da diretoria executiva da estatal, são eles: Claudio Schlosser, para a diretoria executiva de Comercialização e Logística; Carlos Travassos para a diretoria executiva de Desenvolvimento da Produção; Joelson Falcão foi designado para a diretoria executiva de Exploração e Produção; William França indicado para a diretoria executiva de Refino e Gás Natural e Carlos Augusto Barreto para o cargo da diretoria executiva de Transformação Digital e Inovação.

Para maior surpresa veio a declaração sobre a retomada da Unasul, outra aposta integradora com mais custos do que resultados, criando a sensação de que a ressurreição deste corpo que estava quase sepultado virá para dar uma liderança política coordenada e apoio ao… Mercosul! Mais que isso, voltando às propostas de que se deseja uma diretriz lançada por esse organismo sul-americano acerca de política externa comum e segurança coletiva. No entanto, fica neste segundo caso a pergunta: contra quem? Deixando de lado essas interrogações estratégicas, voltemos ao mesmo observatório laboratorial: focando os elementos concretos que envolvem sua retomada, qual o custo para manter essa reavivada estrutura da Unasul? Além disso, qual resultado trará para a dinamização das economias por meio do livre empreendimento, estabelecimento ou manutenção do estado democrático de direito e produção real de desenvolvimento? E, finalizando, em que momento da história burocratas conseguiram o enriquecimento dos seus povos impondo soluções imaginadas em seus escritórios, ao invés de entender e respeitar as construções livremente feitas pela sociedade?

“A revisão do arcabouço fiscal diminui a visibilidade sobre as contas públicas para os próximos anos e introduz prêmios nos preços de ativos e impacta as expectativas de inflação”, mostrou a ata

O Mercosul, tampouco, oferecerá possibilidades exponenciais de crescimento econômico. O discurso de aproximação política tão característico da agenda esquerdista latino-americana não ecoa, de modo efetivo, na parte econômica. No passado, ao admitir a Venezuela ao bloco, por exemplo, viu-se que para o atual presidente o argumento político prevalece sobre a racionalidade econômica. É por essa razão que o Mercosul – que é precário na parte institucional – não tem evoluído como se esperava inicialmente.

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