Ibovespa – Foto: Reuters/Amanda PerobelliO Ibovespa segue ampliando os ganhos nesta sexta-feira (9), com os investidores positivos com os últimos dados de inflação no país, sinalizando um arrefecimento além do esperado pelo mercado.

A ascensão do fundador da Oracle rebaixa o antigo quarto colocado no ranking, Bill Gates (cofundador da Microsoft), que está US$ 1 bilhão atrás de Larry Ellison. A conquista do novo posto veio nesta segunda (12), após o patrimônio do executivo ter um aumento de quase US$ 6 bilhões em um único dia. A alta se deu pelo ânimo dos investidores com os resultados financeiros apresentados pela big tech com expansão de 17% nas receitas.

Na semana que passou, uma das maiores cantoras de todos os tempos se foi. Tina Turner teve uma biografia, voz e música que inspiraram, inspiram e talvez seguirão inspirando gerações. Como singela homenagem, enquanto escuto seus clássicos, escrevo essa coluna semanal para conversarmos sobre o mercado americano.

Nossos senadores são todos muito experientes?

Nicolas Maduro e Hugo Chávez – líderes populistas com uma agenda política e econômica equivocada – falharam profundamente como lideranças num dos países mais ricos em petróleo do mundo. A população vive numa situação de penúria e enorme vulnerabilidade social e econômica. Na questão política, a liberdade é restrita cada vez mais.

China’s factory activity falls faster than expected as recovery stumbles | Reuters ; Starbucks, Estée Lauder, Qualcomm: Global companies warn of slower-than-expected recovery in China | CNN Business ; China Warnings Flash Across Global Markets as Growth Disappoints – BloombergRecentemente, algumas empresas têm salientado certa incerteza com o crescimento da segunda maior economia do mundo. As ações da Estée Lauder (EL) tiveram sua maior queda diária já registrada, depois que a empresa reduziu suas perspectivas de vendas, citando pressões na China e em outras partes da Ásia. A Starbucks (SBUX) e a Qualcomm (QCOM) também sinalizaram incertezas relacionadas ao país, que é um mercado importante para ambas. Na semana passada, o índice oficial de gerentes de compras (PMI) da indústria caiu para 48,8, o menor nível em 5 meses, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) – lembrando que esse é um indicador que, abaixo de 50, mostra contração (redução) da atividade. E o setor de serviços expandiu no ritmo mais lento em 4 meses em maio, com o PMI não manufatureiro oficial caindo de 56,4 para 54,5.

Outro indicador relevante no país foi o Índice de Gerente de Compras (PMI) composto, que ficou em 52,3 em maio, ante 51,8 registrado no mês anterior, de acordo com o S&P Global. Já o PMI de serviços, por sua vez, passou de 54,5 em abril para 54,1 no mês passado.

“Com os juros mantidos lá fora, podemos esperar um próximo CPI um pouco mais alto do que o esperado. Ficou claro também que como a inflação continua alta nem tão cedo veremos essa queda de juros, que devem se manter altos por um bom tempo. Na verdade, ainda devem subir devido a inflação ainda persistente”, analisa.

Na Europa, as atenções se voltam para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que deve continuar o ciclo de alta e elevar em 0,25 p.p. nesta reunião. Em seguida, a presidente do BCE, Christine Lagarde, dará entrevista coletiva para comentar sobre a decisão.

A estimativa para o IPCA deste ano, por sua vez, foi para 5,12%, de 5,42% do último levantamento. Essa é a quinta semana seguida que os economistas revisam a inflação para baixo. Há um mês, a projeção apontava para 5,80%.

Fonte: The Daily ShotO ponto central aqui parece ser a defasagem de impacto de política monetária na economia. A ANZ Research preparou um gráfico que mostra a evolução dos gastos dos consumidores em bens e serviços nos meses seguintes ao primeiro aumento da taxa do Fed, usando dados desde 1967 e excluindo o ciclo atual. Em média, o crescimento anual dos gastos tende a atingir o pico de 15 a 18 meses depois que o Fed começa a aumentar as taxas e tende a desacelerar nos 15 meses seguintes.

Esse é um contexto para você refletir. Eu apenas trouxe questões históricas e um pouco de etimologia para apimentar a discussão.

O Sisu é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para ingresso em universidades e institutos federais. Por meio do sistema, os estudantes podem escolher até duas opções de cursos e instituições de ensino para concorrer às vagas disponíveis.

carros desenho

l6ojvLa3mQ

Deixe o seu comentário