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A defasagem entre os preços cobrados pela Petrobras em suas refinarias e o mercado internacional vai ceder significativamente a partir da sexta-feira, 11, quando começam a vigorar os novos preços anunciados nesta quinta-feira, 10, para a gasolina, diesel e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), informou a Associação Brasileira dos Importadores de Petróleo (Abicom).

A Ucrânia acusou, nesta sexta-feira (11), as forças russas de violarem o direito internacional ao raptar o prefeito de Melitopol, uma cidade do sudeste ucraniano que está sob controle russo após a invasão de tropas russas ao país.

Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a pedido de comentário.

O banco central dos EUA se reunirá na semana que vem e deve anunciar na quarta-feira um aumento de 0,25 ponto percentual nos juros, a primeira de várias altas esperadas para 2022. Participantes do mercado chegaram a prever maior agressividade, esperando elevação inicial de 0,50 ponto percentual, mas já reverteram essas apostas após comentários do chair do Fed, Jerome Powell, e a escalada nas tensões geopolíticas.

Com os dados de fevereiro não capturando totalmente a disparada dos preços do petróleo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, “o Fed deve revisar para cima sua projeção de inflação, o que vai fazer com que o mercado peça uma aceleração no ritmo de (eventuais) aumentos de juros”, comentou Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

Ferreira é formado em engenharia pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e possui MBA em finanças pela Universidade de São Paulo. No mercado financeiro desde 1997, o executivo consolidou a sua carreira na área de corporate finance, atuando como vice-presidente sênior no BBVA Banco e no Banco Bradesco BBI, como head de fusões e aquisições e equity capital markets (ECM) no Banco Fator e como head de M&A no Haitong Bank

Fábio Bentes, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, explicou que os combustíveis funcionam como preços que indexam outros preços. “Num primeiro momento, o impacto ocorre diretamente nos produtos de consumo imediato, como a gasolina, o gás, mas esse reajuste acaba contaminando os serviços também.”

Diante disso, o especialista destacou que se a empresa particular é obrigada a baixar o preço e se tiver prejuízo quem irá custear será ela e seus acionista. A causa disso é o não investimento no Brasil por apresentar um quadro deficitário.

Os cálculos levam em conta o Levantamento de Preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Diante disso, o especialista destacou que se a empresa particular é obrigada a baixar o preço e se tiver prejuízo quem irá custear será ela e seus acionista. A causa disso é o não investimento no Brasil por apresentar um quadro deficitário.

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (10), o texto principal de projeto que altera regras de cobrança do ICMS sobre combustíveis e, em última versão do parecer, zera PIS/Cofins sobre diesel, GLP e biodiesel.

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