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Diante de cenário inflacionário e expectativa de término do ciclo de aperto monetário para maio, conformou informou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, durante entrevista, o professor de economia do Insper, Otto Nogami, comentou, nesta terça-feira (29), sobre os impactos da elevação da taxa de juros para a economia.

Ações da Petrobras cederam diante da baixa vertiginosa nas cotações do petróleo, com temor por demanda após novas restrições contra Covid-19 na China. Além disso, mais para o fim do pregão, notícia sobre potencial interferência do presidente Jair Bolsonaro na companhia atingiu a cotação.

Na tentativa de debelar a alta de preços, o BC vem implementando um dos mais fortes apertos monetários do mundo. Na reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa básica de juros foi elevada em um ponto percentual, a 11,75%, com indicação de novo ajuste da mesma magnitude em maio.

O professor ainda destacou que a Petrobras (PETR3; PETR4) não é mais a monopolista do mercado, atualmente, ela tem concorrentes que importam combustível.

De acordo com a entidade, além da cobrança de valor fixo para o diesel, o convênio também prevê um subsídio de ajuste de equalização de carga que não ultrapassará a arrecadação em vigor. O objetivo é evitar que parte dos Estados aumente a tributação vigente hoje para atingir o valor fixo.

Às 12h34, o principal índice da B3 tinha baixa de 0,20% aos 118.814 pontos.

“Vemos que esse aumento de preço (dos insumos) acaba nos beneficiando, porque temos como trazer mais margens para dentro de casa”, avaliou.

Em participação ao programa BM&C News, no início do ano, Adriano afirmou que o ICMS não é culpado pela gasolina, botijão e o diesel estarem caros. “O ICMS não é o culpado pela gasolina, botijão e o diesel estarem caros, o culpado é o preço do barril e o câmbio depreciado”, disse.

Já Sabesp (SBSP3), que também publicou o balanço trimestral, recua 3,10%.  

O economista Alan Ghani, em sua participação no BM&C Market, analisou o posicionamento da China em relação à invasão da Rússia na Ucrânia. “Não há dúvidas que há evidências fortes de uma aliança russo-chinesa”, disse Ghani.

Durante a transmissão, Castello Branco lembrou que a estatal fixou o preço dos combustíveis abaixo do praticado no mercado internacional de 2011 a 2014, resultando em perdas de US$ 40 bilhões para a companhia.

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