• Home |
  • rachel mcadams

rachel mcadams

rachel mcadams

rachel mcadams

O Produto Interno Bruto (PIB) do bloco subiu 0,3% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, resultado levemente acima da expectativa de 0,2%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia do bloco cresceu 0,6%, ante alta de 1,1% registrado no trimestre anterior e acima das projeções de 0,5%.

Na quinta-feira (27/07), tivemos a divulgação do PIB dos EUA pelo Bureau of Economic Analysis, mostrando um número bem acima do esperado pelo mercado (crescimento de 2,4% ante o esperado de 1,8%). O PIB americano surpreendeu fortemente para alta, impulsionado por gastos do consumidor e investimento mais fortes, os quais foram parcialmente compensados por uma queda nas exportações – vide gráfico abaixo. Ao menos para mim, 2,4% não me parece ser um nível de “landing” (pouso), parece-me mais que a economia segue crescendo a um ritmo de voo normal.

Cotação dos principais índices europeus (8h17):

Bandeiras da União Europeia hasteadas próximo à sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica 10/04/2019 REUTERS/Yves Herman/File PhotoO Banco Central Europeu (BCE) cumpriu o que era esperado e decidiu, nesta quinta-feira (27), elevar as taxas de juros em 25 pontos-base outra vez, seguindo o ritmo de alta da última reunião e conforme antecipado pela presidente do BCE, Christine Lagarde.

A resposta está no fato de que os bancos centrais, de forma geral, não tomam suas decisões olhando para a inflação corrente. Além disso, costumam utilizar métricas alternativas de inflação que excluem os itens mais voláteis da cesta de consumo. Esses indicadores de inflação são conhecidos como núcleos de inflação.

Os rendimentos voltaram a ganhar da inflação por causa dos aumentos da taxa Selic (juros básicos da economia), mas outras aplicações de renda fixa continuam mais atraentes que a poupança.

Após o BC ter anunciado o início do ciclo de corte dos juros, com uma redução inicial de 0,50 ponto percentual, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) será divulgada na próxima terça-feira (8). O documento deve explicar com mais detalhes as razões pelas quais a autarquia optou por uma redução maior na última reunião.

Mas ainda mais importante, na sexta-feira, tivemos a métrica de inflação mais acompanhada pelo FED, o Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE). Em relação ao mês anterior, o índice de preços de junho aumentou 0,2%, em linha com o esperado; nos últimos 12 meses, alta de 3%, a taxa mais baixa desde março de 2021. Mas o destaque mesmo veio pelo dado mais baixo do que o esperado em seu núcleo. O mercado esperava um incremento de 4,2% no núcleo do índice nos últimos 12 meses, mas o índice de preços PCE aumentou 4,1%, a menor taxa anualizada desde setembro de 2021 e marcou queda em relação ao ritmo de 4,6% em maio.

Não obstante, corroborando e até ajudando a explicar o dado acima de PIB, a confiança do consumidor americano medida pelo Conference Board também mostrou que o consumidor americano segue confiante na economia. Apesar do aumento das taxas de juros, os consumidores estão mais otimistas, provavelmente refletindo uma inflação mais baixa e um mercado de trabalho apertado. Segundo Dana Peterson, economista-chefe do The Conference Board: “A confiança do consumidor aumentou em julho de 2023 para seu nível mais alto desde julho de 2021, refletindo melhora tanto nas condições atuais quanto nas expectativas para o futuro” (link).

03h00 – Alemanha: Vendas no Varejo (Junho)06h00 – Zona do Euro: Índice de Preços ao Consumidor (Julho)06h00 – Zona do Euro: PIB (2T23)08h25 – Brasil: Boletim Focus10h15 – Brasil: Indicador de Incerteza da Economia Brasil (Julho)10h45 – EUA: PMI de Chicago (Julho)20h30 – Japão: Taxa de Desemprego (Junho)21h30 – Japão: PMI Industrial (Julho)22h45 – China: PMI Industrial – Caixin (Julho)Terça-feira (1º de Agosto)

Agenda econômica8h –Brasil: Índice Nacional de Custo da Construção (Julho)8h –Brasil: Confiança da Construção (Julho)8h30 –Brasil: Transações Correntes (Junho)11h –EUA: Vendas de Novas Moradias (Junho)11h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE14h30 –Brasil: Fluxo Cambial Semanal15h –EUA: Decisão de Política Monetária do Fed15h30 –EUA: Discurso do presidente do Fed, Jerome PowellNa China Antiga, houve períodos de enorme instabilidade política e social. Guerras, torturas, e assassinatos eram comuns no período feudal da história. Durante o chamado “Período da Primavera e Outono” da história chinesa – entre os anos 771 e 551 aEC– houve uma consolidação dos feudos em reinos maiores, num período semelhante ao Renascimento que ocorreria na Europa séculos depois. Esta época turbulenta da história chinesa viu florescer o pensamento de Confúcio, cujo ideário de paz, justiça e harmonia constituia uma importante voz para aqueeles que pretendiam construir uma nova realidade. Confúcio era o homem apropriado àquele momento histórico. 

Indicadores econômicosNesta terça foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que apresentou leve deflação de 0,07% em julho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve queda de 0,11 ponto percentual em relação à taxa do mês anterior (0,04%). No ano, há alta acumulada de 3,09% e, em 12 meses, de 3,19%. As expectativas do mercado apontavam para variação de -0,01% na comparação mensal e +3,26% nos últimos 12 meses.

No ano passado, a caderneta registrou fuga líquida (mais saques que depósitos) recorde de R$ 103,24 bilhões, em um cenário de inflação e endividamento altos.

rachel mcadams vagas de emprego saneamento ambiental

OA08kyLQS1

Deixe o seu comentário