Banco Central Europeu (BCE) cumpriu o que era esperado pelo mercado e decidiu, nesta quinta-feira (15), elevar as taxas de juros em 50 pontos-base, diminuindo o ritmo de alta das últimas reuniões. Além disso, o BCE destacou que “as taxas de juros terão ainda de subir de forma significativa” para “assegurar o regresso tempestivo da inflação ao objetivo de médio prazo de 2%”.

EuropaO mercado acionário europeu cai hoje, com os mercados à espera da decisão de política monetária do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra, que devem anunciar novas altas nas taxas de juros, mas com ritmo menor. Além disso, os investidores reagem à decisão do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve, sobre os juros, que também arrefeceu o ritmo de alta.

Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda superior a 1% na manhã desta quinta-feira (15), com o mercado preocupado com o discurso mais hawkish do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Ontem, o banco central norte-americano elevou a taxa de juros em 50 pontos-base, para o intervalo entre 4,25% e 4,50%.

Petrobras no Rio de Janeiro09/03/2020. REUTERS/Sergio Moraes

Outra gestora de fundos que demonstrou desconforto foi a Ibiúna. “Mesmo após a eleição do Presidente Lula para o próximo mandato presidencial, a incerteza para o ano de 2023 e seguintes só fez aumentar. Apesar do término do pleito eleitoral, o presidente eleito manteve o seu discurso heterodoxo em relação às novas diretrizes econômicas”, apontam os gestores.

A estimativa para a variação do Produto Interno Bruto (PIB), do câmbio e da taxa Selic se mantiveram estáveis para 2022. Segundo o Focus, o crescimento da economia brasileira será de 3,05%, enquanto o dólar terminará este ano em R$ 5,25 e a taxa de juros finalizará o ano em 13,75%, como está atualmente.

A mudança ocorreu após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter registrado variação de +0,41% em novembro deste ano, ante expectativa do mercado de variação de +0,55% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 5,90%, ante os 6,47% registrados em outubro.

No cenário econômico, o vencimento de opções deve adicionar certa volatilidade nas negociações da bolsa de valores. A agenda conta com dados da FGV, como o IPC-S da segunda quadrissemana de dezembro e o Monitor do PIB de outubro.

A mudança ocorreu após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter registrado variação de +0,41% em novembro deste ano, ante expectativa do mercado de variação de +0,55% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 5,90%, ante os 6,47% registrados em outubro.

Pela manhã, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou alta de 0,36% em dezembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. No mês anterior, o índice havia registrado variação de -0,59%. De janeiro a dezembro de 2022, o índice acumulou alta de 6,08%. Em dezembro de 2021, o índice caíra 0,14% no mês e acumulava elevação de 17,30% em 12 meses.

Frente do prédio do Banco Central Europeu, em Frankfurt, Alemanha – Foto: Reuters/Wolfgang Rattay

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, também será divulgado nesta semana, previsto para a sexta-feira (9). Os economistas projetam que a inflação brasileira atinja 0,48% em novembro na relação com outubro e alcance 6,34% na comparação anual.

joguinhos que pagam no pix

uThemAo80N

Deixe o seu comentário