INPC tem alta de 0,38% em novembroO IGBE mostrou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,38% em novembro, abaixo do resultado de outubro (0,47%). Com isso, o indicador acumula alta de 5,21% no ano e, nos últimos 12 meses, de 5,97%, abaixo dos 6,46% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Segunda-feira, 5 de dezembro:

Entre os indicadores locais do dia, o principal será o IBC-Br, considerado a prévia do PIB. Os investidores projetam uma alta de 0,50% em outubro na comparação com o mês anterior.

Leandro Dias, CEO da Middas Cachaça: investimento inicial de 500 mil reais para produção da bebida. Foto: Reprodução, Divulgação)Durante a Copa do Mundo no Qatar, a carne com ouro servida a alguns jogadores da seleção brasileira comeram, se tornou uma grande polêmica nas redes sociais. No entanto, a iguaria com ouro não é uma exclusividade da Steakhouse Nusr-Et, do turco Nusret Gökçe. O Brasil não ficou de fora, e a marca brasileira Middas desenvolveu uma cachaça com flocos de ouro comestível de 23 quilates em duas versões que podem custar até 697 reais.

Como os EUA são a maior potência econômica global, fica claro que o que é tão importante para o país acaba influenciando indiretamente todos os outros países do mundo, e isso acontece também no Brasil.

Fed: Como ele influencia a economia brasileira?O Banco Central dos Estados Unidos pode afetar a economia de diversos países, incluindo a do Brasil.

Agenda econômicaÁustria: Opep divulga relatório mensal do mercado de petróleoAlemanha/Destatis: CPI de novembro (4h)Fernando Haddad concede entrevista para comentar Lei das Estatais e formação da equipe, após o fechamento do mercado, no CCBB, em BrasíliaAlemanha/ZEW: Índice de expectativas econômicas de dezembro (7h)BC divulga ata do Comitê de Política Monetária (8h)Haddad, acompanhado por Gabriel Galípolo, se reúne com Paulo Guedes (9h)IBGE: Volume de serviços de outubro (9h)Roberto Campos Neto profere palestra na abertura do evento “Segurança e proteção de dados no mundo digital”, promovido pelo site Poder 360 (9h)TCU julga processo de privatização do Porto de Santos (10h)Orçamento: senador Marcelo Castro, relator-geral do tema na Casa, concede entrevista (10h30)EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de novembro e Núcleo do CPI (10h30)Haddad se reúne com Campos Neto na sede do BC (12h)*Com informações de BM&C Now e BDM

Entre os indicadores divulgados hoje, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de dezembro de 2022 varia 0,44% e acumula alta de 4,37% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Outro destaque na agenda internacional são os dados de inflação. Nos EUA, a expectativa do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor, com divulgação para terça-feira (13), é que tenha alta de 0,3% em novembro, levando à inflação norte-americana para 7,3% em 12 meses (de 7,7% em outubro). Na Europa, a previsão é de que o índice, para ser anunciado na sexta-feira (16), mantenha-se em 10,0%, com leve queda de 0,1% no penúltimo mês do ano.

Já imaginou investir em grandes empreendimentos imobiliários dos Estados Unidos, ganhar com a valorização dos imóveis e ainda receber renda em dólar pelo aluguel dessas propriedades? Pois esse tipo de aplicação é possível com os Reits, os fundos imobiliários norte-americanos.

O principal ponto que surpreendeu analistas, e causou o mau humor logo após a divulgação da decisão de política monetária, foi a expectativa da “taxa terminal”. Conforme destacou a Avenue, a maioria dos membros do Fed estimaram que os juros alcance 5,10% em 2023, e que “esperam manter as taxas mais altas até o próximo ano, sem reduções até 2024”.

Cada membro possui um mandato, que pode durar de quatro até 14 anos. O objetivo dos mandatos é conferir independência a esses profissionais na sua tomada de decisões.

Deixe o seu comentário