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Foi por esta razão que me surpreendeu, há alguns anos, o enorme trabalho social empreendido pela Catedral Anglicana de São Paulo, conduzida pelo Reverendo Aldo Quintão, que, com seu jeito simples, excelente humor e espiritualidade, causa profundo impacto e tem alterado, profundamente, o destino de uma das maiores comunidades (favelas) da América Latina. Surpreendeu-me o fato de aquela comunidade distribuir diariamente marmitas com comida da melhor qualidade a duas favelas localizadas no bairro do Morumbi. Além disso, foi construída naquele oceano de miséria a maior creche da América Latina, abrigando centenas de crianças, dando-lhes – e às suas mães – a perspectiva de que dias melhores virão e que é possível sonhar com um futuro promissor. No complexo da creche, existe ainda um enorme edifício da Cultura Inglesa que ministra, gratuitamente, cursos de língua inglesa às pessoas necessitadas de Paraisópolis. Não pense que este é um artigo meramente encomiástico da Catedral Anglicana de São Paulo. Eu vi e testemunhei o trabalho maravilhoso que lá e realizado e, por dois meses, durante minhas férias no Brasil, no período da pandemia da Covid-19, distribui marmitas a milhares de pessoas que se colocavam em fila para receber aquela que seria, provavelmente e na maioria dos casos, a única refeição do dia e – em alguns casos – a primeira de semanas.

As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.

Professora emérita de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), Virene Matesco contesta e diz que a postura da autoridade monetária é acertada. “Qualquer outra política para combater a inflação fora da política monetária [aumento de juros] é paliativo. Quando o presidente Lula fica batendo no Banco Central, ele só piora a situação. Que a presidenta do PT fale é uma coisa, mas o presidente da República falar é outra coisa”, critica.

No Brasil, a expectativa do mercado fica para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, principal dado de inflação local. As projeções indicam que o indicador alcance 4,70% nos últimos 12 meses.

Já a segunda opção, é seguir como detentores de BDRs da Companhia mediante o recebimento de BDRs Nível I Não Patrocinados. Na proporção de 1:1 para os BDRs Nível III detidos por cada titular.

Com o lançamento no Brasil, Lemon-Dou segue em expansão global em 2023, quando iniciou sua comercialização na América Latina pelo México ainda este ano.

Além disso, ela afirma que os ativos chegarão a uma nova região de teste próximo aos R$ 75, mas é preciso analisar se nesse patamar as ações conseguirão segurar seu preço ou se irão cair novamente.

Terça-feira (18 de abril)

Situação B: aumento da despesa acima da faixaSuponha agora que a inflação tenha sido de 4%, portanto o piso e o teto de gastos serão aproximadamente 4,6% (IPCA+0,6%) e 6,5% (IPCA+2,5%). Nesse caso, se a arrecadação aumentar em 10%, a despesa não poderá aumentar em 7% (regra 1: 70% do aumento da arrecadação), porque ficará fora do teto estabelecido da regra 2 (6,5%). Portando, o governo poderá aumentar o seu gasto somente em 6,5%.

Por aqui, os investidores também ficarão atentos a mais dados de inflação. Na segunda-feira (10), a Fundação Getulio Vargas (FGV) anuncia o IGP-DI, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA no dia seguinte. A expectativa é que a inflação oficial brasileira alcance 4,70% nos últimos meses.

2 –Cury (CURY3)segue apresentando novos recordes e lançamentos atingem R$ 1,42 bi, alta de 81,8% vs o 1t22 e 155,3% vs o 4t22. As vendas líquidas ficaram em R$ 1,07 bi, crescimento de 43,2% vs o 1t22 e 43,3% vs o 4t22. Veja mais detalhes da prévia operacional do 1T23 da Companhia:

No Brasil, as ações de commodities podem sofrer influência com o resultado positivo chinês. A agenda local de hoje está esvaziada, o que aumenta as expectativas para a apresentação do novo arcabouço fiscal.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), por sua vez, teve alta de 0,64% em março. No ano, o indicador acumula alta de 1,88% e, nos últimos 12 meses, de 4,36%. Em março de 2022, a taxa foi de 0,64%.

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