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Em contrapartida, o lado positivo do não reajuste seria a diminuição dos impostos e favoreceria a classe mais baixa, que utiliza veículo. “O gasto com gasolina vai ser substituído com consumo de alimentos, e isso permite que as pessoas consumam mais”, disse Emanuel.

Em 2021, o lucro líquido da companhia foi de R$ 68,2 milhões, avanço de 0,5% quando comparado com um ano antes.

O canal teve grande destaque na cobertura dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, trazendo as informações em tempo real e os impactos na economia e nos investimentos, através das opiniões de grandes especialistas. A BM&C superou a audiência da Jovem Pan na maior parte do tempo e ficou em muitos momentos em primeiro lugar de um canal ao vivo no país.

“No ano passado, 3,9% da renda total foi para gastos com combustíveis. Parece pouco, mas isso tem um efeito relevante no orçamento das famílias”, diz Lucas Assis, economista da Tendências responsável pelo trabalho. Trata-se do maior patamar, pelo menos, desde 2008. Em 2020, esse porcentual estava em 3% e, em 2019, antes da pandemia, em 3,2%.

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Gustavo ainda ressaltou que os donos dos postos de combustíveis estão tirando proveito da situação. Uma vez que a gasolina que esses postos estão vendendo, ainda está sem o reajuste. “O efeito inflacionário acontece porque os participantes de suas individualidades têm seus medos e suas ganâncias”, finalizou o analista.

E a CSN (CSNA3) divulgou nesta quarta-feira lucro líquido de 1,06 bilhão de reais no quarto trimestre, ante resultado positivo de 3,9 bilhões obtido no mesmo período de 2020.

Marcado para o próximo sábado (19),ele será em Salvador e contará com a participação de Marco Saravalle, estrategista-chefe e CEO da SaraInvest, Erich Decat, analista político, Iuri Cordeiro, consultor de investimentos e os RIs da GeoCapital, Lucas Dias e Rafaela Costa.

O quadro complicado da economia brasileira, agravado pela pandemia da covid-19, já fez o porcentual de renda disponível da população cair de 43,03% para 36,36% em dez anos. É o pior resultado, pelo menos, desde 2008. Só no ano passado, o brasileiro perdeu algo em torno de R$ 100 bilhões de renda disponível. Na prática, isso significa que a sociedade poderia ter gastado esse montante a mais se a renda não tivesse encolhido.

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram mais em fevereiro, registrando o maior aumento anual em 40 anos, e a inflação deve acelerar nos próximos meses, conforme a guerra da Rússia contra a Ucrânia eleva os custos do petróleo e de outras commodities.

A expectativa da companhia, segundo o diretor comercial, Luis Fernando Martinez, é elevar suas vendas de aço este ano em pelo menos 10%, para cerca de 3,5 milhões de toneladas. A expectativa do setor é de alta do mercado da ordem de 2,5%.

O Ministério da Economia disse que não iria comentar.

Mas o estrago na vida real, especialmente para os brasileiros de menor renda, vai além do preço na bomba de combustível, onde o reflexo é imediato. “Basicamente, aumentos de diesel vão virar aumentos de preços da comida”, afirmou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Guilherme Moreira.

A Europa, no entanto, se nega no momento a decretar um embargo sobre as importações destes produtos russos, que cobrem 40% de suas necessidades de gás natural e 30% de petróleo.

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