Os mercados europeus operam mistos nesta manhã, com o sentimento negativo visto ontem devido às negociações em andamento sobre o teto da dívida dos EUA continuam pesando. Os investidores também reagem aos números do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha.

Para 2024, a pesquisa Focus cortou as estimativas para o IPCA, de 4,15% para 4,13%. Além disso, os economistas também diminuíram as projeções do PIB, de 1,38% para 1,30%.

A decisão mais acertada para Lula da Silva deveria ter sido não participar da Cúpula de Hiroshima, até porque os resultados alcançados foram pífios. Tampouco o G7 tem a relevância que possuía no passado, tendo-se transformado, basicamente, num encontro anual de países insatisfeitos com o crescimento e ascensão da China que não oferecem, de fato, alternativas aos investimentos chineses pelo mundo.

“O impacto de um ‘default’ americano, nunca antes visto na nossa história, seria maior que uma bomba atômica na prática de um ponto de vista econômico”, afirmou Lucena. Ele explicou que os motivos para esse impacto seriam porque todos os bancos centrais e os principais bancos internacionais fazem suas reservas em dólar.

De acordo com o analista, apesar das ações terem chegado a sua máxima do ano na última terça, na região dos R$ 27,76, as ações acabaram fechando em queda. “As ações abriram eufóricas, chegou a renovar sua máxima e depois desabou indo em direção as mádias”, explica Fradinho.

Os dados superaram as expectativas do mercado, que previam crescimento de 1,3% na comparação trimestral e alta de 3,0% na comparação anual.

“Nos últimos meses, as perspectivas para o Brasil melhoraram em meio a dados de inflação melhores do que o esperado, mais visibilidade com o novo arcabouço fiscal, que trouxe de volta as discussões sobre o início de um ciclo de afrouxamento da política monetária”, afirmou a XP.

Campos Neto, entretanto, defendeu a atuação do BC, especialmente durante o ano passado, quando foi feita uma alta na taxa básica de juros para conter a inflação. “Se a gente não tivesse autonomia, o período de eleição brasileira teria mais volatilidade nos mercados. Óbvio que é difícil comprovar isso”, disse.

Juros e empregosOra, se a conjuntura tornou a inflação mais “teimosa”, o normal é que os juros permaneçam altos até que a trajetória de queda se mostre mais clara. Esse é o cenário base que percebi em São Francisco. Existe a percepção de que o FED tem sido muito claro em sua comunicação de que não pretende baixar os juros em breve. Segundo um dos participantes, historicamente, juros caem 100 dias depois do banco central interromper o ciclo de aumento de juros.

Impasse sobre teto de gastos EUA 2011; Impasse sobre teto de gastos EUA 2013; Raise in debt ceiling 2015; Raise in debt ceiling 2017; Debt ceiling may 2019; Debt ceiling may 2021

Cartões de crédito – Foto: Marcello Casal Jr./Agência BrasilO número de clientes que usam o cartão de crédito cresceu 30,9% entre 2019 e 2022 no Brasil, segundo dados do Banco Central (BC). Em junho do ano passado, 84,7 milhões de usuários tinham saldo devedor relacionado a essa forma de pagamento. Em junho de 2019, eram 64,7 milhões.O saldo devedor refere-se ao valor da compra, parcelada ou não, que ainda não foi pago pelo cliente e sobre o qual podem incidir juros. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo BC e constam de um dos boxes do Relatório de Economia Bancária, que será publicado na íntegra no dia 6 de junho.

tipos de investidores

ecYsZLl7W5

Deixe o seu comentário