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A BHP tem enfrentado questionamentos para detalhar como e quando sairá dos combustíveis fósseis. Já vendeu alguns ativos de carvão.

Foto: PadtecA Padtec Holding (PDTC3), maior fabricante de sistemas de transporte óptico da América Latina, encerrou o primeiro semestre de 2021 com receita operacional bruta de R$ 205,7 milhões, valor que representa alta de 63,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No segundo trimestre do ano, a receita operacional somou R$ 119,6 milhões – aumento de 38,8%, em comparação ao primeiro trimestre de 2021, e de 86,3%, em relação a igual período do ano passado. Foi o melhor resultado trimestral da empresa dos últimos cinco anos, contribuindo para seu bom desempenho no semestre e materializando as ambições de crescimento de suas operações no Brasil e no exterior. No acumulado do primeiro semestre, o lucro avançou mais de 1.359%, para R$ 22,63 milhões, na comparação com o mesmo intervalo de 2020.

Nossos aviões já estão preparados para operar com 50% de SAF (combustível de aviação sustentável). Isso só depende de certificação e de ter disponibilidade do combustível. Com relação a outras tecnologias, elas dependem dos fabricantes de motores, até mais do que da Embraer. O SAF é uma opção de curto prazo. O hidrogênio é de mais longo prazo e a eletrificação, neste momento, vemos como uma solução mais difícil para aviões grandes. Nossa abordagem será ampla.

A maior parte das reservas é formada por títulos conversíveis em dólares e por dólares depositados em bancos centrais de outros países, no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco de Compensações Internacionais (BIS). No fim de 2020, essa parcela chegava a US$ 332,0 bilhões, ou 93,4% das reservas. Em comparação, o montante de ouro no fim do ano passado era de US$ 4,101 bilhões, ou 1,2% do total.

A BHP tem enfrentado questionamentos para detalhar como e quando sairá dos combustíveis fósseis. Já vendeu alguns ativos de carvão.

A terça-feira começa com os investidores atentos ao mercado global. As tensões no Afeganistão continuam no radar. Ontem, o tema, junto com os dados ruins da China, movimentou a Bolsa. Em declaração, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que vai continuar retirando as tropas norte-americanas da região e disse que os ataques a cidadãos do país serão respondidos com força. Na segunda-feira, os preços do petróleo chegaram a cair mais de 4%. Ainda no cenário internacional, os investidores ficam de olho na Produção Industrial dos Estados Unidos, que será publicada hoje pelo Federal Reserve.

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“Atravessamos uma pandemia e muitas empresas ficaram com dificuldades de caixa”, disse Tarcísio em entrevista à Reuters. “Em alguns projetos é natural que haja um interesse restrito a poucos grupos, o importante é trazer os qualificados”.

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A vacinação avançou. A visão é um pouco mais otimista do que no ano passado, quando estávamos no meio da crise, sem muita perspectiva. Revisamos o plano e enxergamos esse potencial. É um plano bem robusto e pé no chão. Neste ano, a receita vai ficar entre US$ 4 bilhões e US$ 4,5 bilhões. Estamos falando em entregar entre 45 e 50 aviões comerciais e entre 90 e 95 aviões executivos. Quando se projeta isso para cinco anos, com o crescimento do mercado, imaginamos a aviação comercial voltando a 100 aviões e a executiva passando dos 120 aviões. Também assinamos, em novembro, um contrato de 20 anos de serviços da OGMA (empresa portuguesa de manutenção de aviões em que a Embraer tem 65% de participação) com a Pratt & Whitney (fabricante de motores de aeronaves). Isso permite quase triplicar o faturamento da OGMA, de € 200 milhões para € 600 milhões por ano. Ainda estamos capturando market share na área de serviço da nossa própria frota. Isso do lado da receita. Neste ano, com crescimento de receita modesto, saímos de um caixa negativo de US$ 900 milhões para algo entre US$ 150 milhões e zero. O que está acontecendo é puro ganho de eficiência. Reduzimos os estoques, gerenciamos os investimentos, reduzimos os custos do que compramos. A companhia agora é mais ágil, leve e enxuta. Estamos indo para um cenário de maior receita, e a rentabilidade vai melhorar mais que proporcionalmente.

Ao comprar 62,3 toneladas do metal nos últimos três meses, o BC elevou para US$ 7,596 bilhões a parcela de ouro nas reservas. O ativo corresponde agora a 2,1% do total.

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