Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa na manhã desta sexta-feira (18), seguindo as Bolsas europeias. A queda ocorre após três dias consecutivos de alta, após o Federal Reserve, banco central dos EUA, aumentar os juros pela primeira vez desde 2018.

Paola explicou que mesmo que os consumidores troquem uma marca de alimento por outra de segunda linha, de carne para ovo por exemplo, é uma coisa que as pessoas não vão deixar de consumir. Além disso, a especialista destacou que o ponto positivo é a características de fluxo de caixa desses dois segmentos.

“A gente reconhece que isso desacelera, mas mesmo críticos reconhecem que tem um componente estrutural para crescimento do Brasil”, disse, minutos após afirmar que não poderia fazer comentários sobre a política monetária adotada pelo BC independente.

Na mesma linha, o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, calcula que a taxa Selic precisaria ficar acima de 13,5% no fim do ciclo para promover a convergência da inflação para o centro da meta no ano que vem e ancorar as expectativas em horizontes mais longos. Mas o analista observa que o BC parece estar disposto a promover um ciclo de aperto mais suave e tolerar um IPCA pouco acima do alvo no ano que vem.

“Temos que aliviar os mais frágeis. Se por exemplo o pão triplicou de preço, vai subir, aí temos que reforçar um programa social qualquer”, disse.

Confira outro relato do estudante sobre o petróleo no país:

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta segunda-feira (21) que é necessário haver mais progresso nas negociações de paz da Rússia com a Ucrânia antes que um encontro entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, possa ocorrer. “Para se falar sobre uma reunião dos dois presidentes, primeiro é necessário fazer a lição de casa, é necessário ter conversas e chegar a um acordo sobre os resultados”, afirmou Peskov.

Kuroda, que falou em coletiva de imprensa, disse também não acreditar que Japão, EUA e Europa caiam numa situação de estagflação e comentou que, de modo geral, a fraqueza do iene é positiva para a economia japonesa.

O analista explicou que é importante observar os próximos dados para o BC ajustar sua política monetária, visto que se demorar para agir, “o custo para controlar a inflação pode ser maior, podendo elevar a Taxa Selic ao patamar superior do que o previsto”.

Mais de 3,3 milhões de refugiados já saíram da Ucrânia pela fronteira ocidental, com cerca de mais 2 milhões deslocados dentro do país. Os esforços para retirar civis de cidades sitiadas através de “corredores humanitários” continuam.

08h25: Boletim Focus

A operadora de infraestrutura de mercado anunciou nesta quinta-feira que seu lucro de outubro a dezembro somou 1,229 bilhão de reais, aumento de 6% sobre um ano antes.

Sobre eventuais subsídios aos combustíveis diante da alta dos preços e dos efeitos da guerra da Ucrânia, Lira afirmou que há correntes de debates que defendem, de um lado, concessões mais amplas a todos os produtos e, de outro, mais setorizadas ou por categorias.

Atualmente, a China é a segunda maior economia do mundo, já se aproximando dos Estados Unidos. E para valorizar sua moeda, a China está usando várias estratégias. Uma das formas é fazendo empréstimos em moedas chinesas para outros países. A china também criou o maior acordo comercial em vigência no mundo, envolvendo 15 países da região do pacífico, criando um bloco econômico que reúne mais da metade da população mundial. Outra estratégia é focar em tecnologia, com destaque para a introdução do Yuan digital. O governo chinês investiu para criar uma versão digital da sua moeda.

Deixe o seu comentário