O petróleo WTI para dezembro encerrou a sessão em alta de 0,11% (US$ 0,09), a US$ 80,88 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para janeiro caiu 0,15% (US$ 0,12), a US$ 82,05 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).

Vale (VALE3) registra perda de 0,63% (R$ 67,58), depois de o minério de ferro ter fechado em baixa de 4,96% em Cingapura, a US$ 88,15 a tonelada. Já as siderúrgicas operam mistas: Usiminas (USIM5) sobe 0,22% (R$ 13,49) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +0,28% (R$10,63), enquanto CSN (CSNA3) perde 0,70% (R$ 22,59) e Gerdau (GGBR4) -0,16% (R$ 25,07). Petrobras, por sua vez, segue a cotação do petróleo no mercado internacional: ON (PETR3) cai 0,66% (R$ 27,14), e PN (PETR4) perde 0,76% (R$ 26,25).

Para bancar os custos de acionamento de mais térmicas para garantir o suprimento de energia, o governo criou a bandeira de escassez hídrica prevista para ficar em vigor até abril do ano que vem.

O dólar passava a subir em relação ao real, depois de registrar queda nos primeiros negócios desta sexta-feira, mas caminhava para encerrar a semana com perdas após progresso da PEC dos Precatórios no Congresso ser apontado como possível motivo de redução da incerteza fiscal doméstica.

O mercado de trabalho britânico resistiu ao fim do esquema de licenças trabalhistas do governo no mês passado, de acordo com dados que podem aliviar as preocupações persistentes do banco central britânico sobre os riscos de aumentar os juros ante as mínimas da pandemia.

Trajano reconheceu que, no “curtíssimo prazo”, a situação das lojas físicas da empresa, que trabalham em sintonia com a plataforma de comércio eletrônico da companhia, continuará “desafiadora”, mas que isso não é motivo para a empresa mudar seu modelo de negócios.

A receita líquida ficou em R$ 9,549 bilhões no 3º tri, que corresponde a uma baixa de 8,4% em comparação ao trimestre encerrado em setembro de 2020. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve resultado positivo de R$ 953,9 milhões, queda de 34,5% no trimestre entre julho e setembro de 2020.

Aqui no Brasil, o mercado aguarda dados sobre o setor de serviços de setembro, divulgado às 9h pelo IBGE. A expectativa é de que o setor apresente alta de 13,5% na comparação anual. Já na comparação mensal, a alta deve ser de 0,5%. Ontem, o IBGE divulgou os dados das vendas no varejo, que vieram abaixo do esperado.  

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, afirmou, em entrevista coletiva no último dia 8 sobre os resultados do setor, que a retração das vendas em outubro é reflexo das dificuldades enfrentadas pela indústria, como a falta de componentes, em escassez mundial. “O ano de 2022 continuará sendo de grandes desafios na entrega de semicondutores ao setor automotivo”, dissena ocasião.

“Não pensem que farão um passeio no Senado como na Câmara”, disse ele. “Acho que, no mínimo, a PEC terá modificações e hoje não tem voto pra passar”, avaliou.

O presidente Jair Bolsonaro fez um aceno neste domingo, 14, à Embraer após a Força Aérea Brasileira (FAB) desistir unilateralmente de honrar a compra inicial de 28 unidades do cargueiro KC-390 Millennium. O comando da Aeronáutica comunicou que, por causa de restrições orçamentárias, vai reduzir a encomenda para apenas 15 unidades – sendo que quatro foram entregues. Mas o Ministério da Defesa diz que a negociação continua.

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A inflação foi acima de 4% no mês passado, mais de duas vezes a meta de 2% do BCE, devido ao aumento dos preços de energia e aos gargalos da cadeia de oferta da indústria, que estão sendo problemas maiores do que o imaginado há apenas algumas semanas.

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