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(15h50) – Preços do petróleo voltam a fechar em altaOs preços do petróleo fecharam em alta com investidores reagindo ao relatório da Opep+, que veio com uma perspectiva de oferta mais restritiva e ao otimismo da Opep com relação à resiliência da demanda por energia nas principais economias. Ambas as referências chegaram ao nível mais alto desde o começo de novembro de 2022. Para os países produtores, as principais economias estão mais fortes do que o esperado e o mercado de petróleo estará muito mais apertado do que se pensava inicialmente.

Fonte: Liz Young – 19/ago/2023Sem querer ser um “profeta do caos” – longe de mim isso -, chama a atenção que essa discrepância entre um e outro é um indicador que de alguma forma conseguiuprever recessões futuras. O gráfico abaixo resulta da subtração das expectativas das condições atuais. Em outras palavras, quando a situação atual se mostra favorável, mas existe apreensão em relação ao futuro, a linha azul cai… e isso apresentou uma certa correlação com recessões passadas. Como sempre, é fundamental salientar que não há indicador infalível na economia, mas é algo, no mínimo, curioso.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou pelo quarto mês consecutivo. Em agosto, a alta foi de 2,0 pontos para 96,8 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2014 (97,0 pontos), conforme destacou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 2,9 pontos, a quinta alta consecutiva, para 94,6 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 4,6 pontos, para 81,4 pontos, alcançando o maior nível desde janeiro de 2015 (81,6 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) manteve-se relativamente estável variando 0,2 ponto, para 107,6 pontos, após três altas consecutivas.

O resultado ficou abaixo das estimativas do mercado, que aguardavam 2,4% no período. Na estimativa antecipada, a economia americana havia crescido 2,4% no 2T23. O número do primeiro trimestre de 2023 foi de crescimento de 2,0%.

Caso o resultado primário fique abaixo do limite mínimo da banda, o crescimento das despesas para o ano seguinte cai de 70% para 50% do crescimento da receita. Essa mudança, no entanto, só valerá a partir de 2025. Para 2024, o teto do limite será limitado a 2,5% de crescimento real da despesa, mas se o montante ampliado da despesa calculado dessa maneira for maior que 70% do crescimento real da receita primária efetivamente realizada em 2024, a diferença será debitada do limite para o exercício de 2025.

Os analistas, entretanto, apontam que os fundamentos não justificam a manutenção desse ritmo de pagamentos.Na avaliação da Genial, as ações da companhia estão caras e os resultados do segundo trimestre vieram abaixo da expectativa, conforme reportou o Money Times. O lucro líquido, por exemplo, foi 60% menor que no mesmo período de 2022.

Matheus Spiess aponta que, se o próprio Banco Central tem cautela ao reagir a dados de curto prazo como o IPCA-15, o investidor também deveria ser menos reativo a eles. Para o analista da Empiricus, apesar do cenário ainda difícil, a Bolsa pode decolar nos próximos 12 meses. E alguns setores tendem a entregar retornos maiores que outros.

Nesse cenário, muitos investidores começam a se perguntar:

Quanto aos índices regionais, somente uma área apresentou variação negativa em agosto. O instituto mostrou que a menor variação ocorreu em Belo Horizonte (-0,18%), cujo resultado foi influenciado pela queda de ônibus urbano (-20,91%). Já a maior variação em Fortaleza (0,73%), por conta da alta da gasolina (5,92%) e da energia elétrica residencial (3,23%).

Segundo o departamento do comércio dos EUA, as importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, diminuíram.

• Como funcionam os trusts: atualmente, legislação brasileira não trata dessa modalidade de investimento, usada para reduzir o pagamento de tributos por meio de elisão fiscal (brechas na legislação) e facilitar distribuição de heranças em vida;

No total, os governos regionais – estaduais e municipais – tiveram déficit de R$ 4,236 bilhões em julho de 2022 contra resultado positivo de R$ 1,760 bilhões no mesmo mês de 2022. A piora no resultado interanual é explicada pela redução de 5% nas receitas com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal fonte de arrecadação dos governos estaduais e municipais. As transferências regulares do governo federal, no âmbito do compartilhamento de impostos e outras normas federativas, também vem se reduzindo no acumulado.

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