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Em suma, a Taxa Selic é a taxa básica de juros da nossa economia, ela é o principal instrumento que o banco central tem para controlar a inflação do nosso país.

Nesse sentido, no último domingo (19), o bitcoin atingiu US$ 28.509 no domingo. Vale destacar que, esta é a maior cotação desde junho de 2022. Para os especialistas do setor, de modo geral, as criptomoedas passam por um novo teste ao se provarem resilientes e imunes ao risco sistêmico das finanças tradicionais.

“Não precisamos ter a pressa do setor financeiro. Vamos viajar para China. Quando a gente voltar, a gente reúne e apresentamos o marco fiscal”, disse o chefe do Executivo, em entrevista à TV 247 nesta terça-feira (21).

Perspectivas – março/23: o que será do mercado daqui para frente?Inflação: um resumo do cenário econômico atualPor que investir nos EUA?

A GUERRA DE 3 TRILHÕES DE DÓLARESA questão que atormenta é entender a razão pela qual erraram na medida. Não deveriam ter começado a guerra? Alguns analistas condenam que tenha sido realizada, mas creio que a questão não é essa! Usaram os norte-americanos de argumentos falsos para justificá-la? Pelo que se comenta hoje, sim! Mas, novamente, esse não é o tema! O Problema está em terem iniciado uma aventura que custou 3 trilhões de dólares, aproximadamente, para deixar tudo como sempre foi: um povo quebrado, sofrendo como antes, com governos acusados de corrupção, sob a possibilidade de se vincularem de forma sólida aos seus inimigos e sem terem entendido o que é a democracia, a definida por nós ocidentais, já que não conseguiram criar as instituições, mudar a educação, desenvolver traços culturais que permitem fazer o conceito de democracia ser apreendido pelos cidadãos e desenvolver a sociedade, criando uma economia apta a enriquecer o povo. Não esqueçamos que povo rico tende a entender os seus direitos, a reivindicá-los, a controlar os seus governantes e são menos suscetíveis aos encantos dos tiranos. Caso não seja possível torná-lo rico, ao menos que não seja, fique, ou permaneça pobre.

As estimativas para a taxa Selic e dólar se mantiveram estáveis em 12,75% e R$ 5,25, respectivamente.

E o Brasil, apesar dos devaneios daqueles que pretendem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas – sem um base militar fortalecida – sempre se conformou em estar do lado de fora das salas onde as grandes decisões globais foram tomadas. Mesmo nas organizações internacionais em que assumiu papel de liderança, não se pode destacar um legado brasileiro de impacto global. Relevância – que é o mais importante – o Brasil não tem. E por quê? 

A complexidade dessa estrutura é nítida dado que o ativo inicial, ou a hipoteca, servia como lastro de vários reagrupamentos e securitizações para serem vendidos a investidores internacionais e depositantes domésticos, que certamente mal ou absolutamente nada conheciam sobre a solidez e o risco de crédito dos lastros utilizados na estruturação desses ativos. Neste momento o papel das agências de rating se torna crucial. Baseado na premissa equivocada ou eventualmente maculada por um conflito de interesses evidente na relação entre cliente e provedor de serviços, essas agências de rating costumeiramente avaliavam esses ativos como investimentos de baixo risco, conferindo a eles ratings “AAA” e “AA”. A possibilidade de conflito de interesse é gritante e ingrediente para infindáveis debates sobre o papel dessas agências na crise que se instalou. Dada a complexidade dos títulos colocados à venda por esses bancos de investimentos, bem como os ativos que foram utilizados como lastro para a estruturação desses títulos, é óbvio que a maior parte dos compradores e investidores avaliariam esses investimentos através das lentes de uma agência de ratings. Bancos comerciais ao redor do mundo, autoridades monetárias, empresas e investidores internacionais, sedentos por ativos com remuneração acima dos títulos norte-americanos e com rating AAA ou AA, pareciam ser a receita ideal para o sucesso dessa inovação financeira. Nesse ponto fica evidente também o risco de contágio existente no mercado financeiro internacional, se algo acontecer com essa estruturação financeira ou se eventualmente os lastros, que foram utilizados para a estruturação desses produtos não forem honrados.

O Credit Suisse anunciou que exercerá a opção de acessar uma linha de liquidez adicional fornecida banco central da Suíça no valor de até 50 bilhões de francos suíços, ou US$ 53,8 bilhões. Conforme mostrou o comunicado, a instituição afirmou que o reforço de liquidez apoiará “os principais negócios e clientes” do banco, à medida que o Credit Suisse “toma as medidas necessárias para criar um banco mais simples e focado nas necessidades do cliente”.

Com isto, vê-se o caso do atual presidente da república pretendendo assumir um protagonismo internacional – o que seria muito bem-vindo internacionalmente, ressalte-se – porém sem o devido estofo e substancialidade efetivas. Palavras jogadas ao vento diluem a relevância do País e os posicionamentos dúbios demostram que o País é um neófito num contexto global cada vez mais acirrado.

*Marcus Vinicius de Freitas é professor Visitante da China Foreign Affairs University

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