Mais cedo, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), que subiu 1,79% em janeiro, depois de recuar 0,14% em dezembro.

O aumento da produção a partir da tecnologia, segundo a companhia, seria possível ao liberar espaço na planta de processamento de gás de superfície.

O Ibovespa opera em queda, nesta segunda-feira (17), em sessão que deve ser de menor liquidez por conta dos mercados fechados nos Estados devido ao feriado de Martin Luther King.

Vale retoma parcialmente operações em Minas Gerais

Investidores também analisam os dados da China, especialmente a decisão do BC local reduzir os juros de 2,95% para 2,85%, o que favorece as commodities.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,63%, a 7.563,55 pontos.

“Depois disso, outro ponto importante, que acaba acontecendo naturalmente, é acompanhar o mercado e continuar o estudando”, diz ele.

Nesse sentido, Alves destacou que houve uma desaceleração muito forte na economia, e já temos sinais de que a inflação está passando por picos. No entanto, afirmou que o que o incomoda é que não vemos uma mudança na retórica no Banco Central.

O analista disse que por ser empresas forcadas na venda de eletrônicos e linha branca (geladeira, fogão etc), o varejo foi beneficiado durante a pandemia em razão da procura por troca de aparelhos e pela migração do varejo físico pelo online.

Comparando com novembro de 2020, o comércio varejista teve queda de 4,2%, quarta taxa negativa consecutiva. No acumulado do ano, o varejo aumentou 1,9%.

O Ibovespa abriu o pregão de hoje operando em baixa. O principal indicador nacional do dia foi o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que registrou alta de 0,69% em novembro de 2021 na comparação com outubro, chegando a 138,08 pontos.

Vale (VALE3) também sobe 2,74%, CSN (CSNA3) +2,35%, CSN Mineração (CMIN3) +2,84%, Gerdau (GGBR4) +2,50%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +1,91% e Usiminas (USIM5) +1,05%.

A empresa de Elon Musk assinou um acordo no mês passado com a australiana Syrah Resources, que opera uma das maiores minas de grafite do mundo no país do sul da África. É uma parceria única entre um fabricante de veículos elétricos e um produtor do mineral essencial para as baterias de íon-lítio. O valor do negócio não foi divulgado.

“Me chama atenção o mercado de certa forma morno hoje”, disse durante participação no programa Pre-Market, da BM&C News.

Deixe o seu comentário