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O leilão de linhas de transmissão de energia marcado para sexta-feira deve repetir o histórico de forte competição entre grupos investidores de diferentes perfis, mas pode registrar deságios menores que os observados no passado, em meio à pressão de custos com equipamentos e na cadeia de construção, na avaliação de empresas e especialistas no setor elétrico.

Por fim, o analista ressaltou que aos interessados em aproveitar o rali de final de ano, o Ibovespa já começou a dar sinais, de uma alta a curtíssimo prazo. “Aos que estão tentando pegar o famoso rali de final de ano, ele começou a dar sinais”.

Ele destacou que para acontecer uma tendência de alta do papel, é necessário romper a região dos R$ 21,30. “Para uma tendência de alta, o ideal é que ele consiga romper essa região de topo anterior perto do R$ 21,30 para produzir seu pivô de alta”. 

O Conselho ficou mais uma vez dividido sobre a intensidade da elevação dos juros, com quatro autoridades apoiando aumento de meio ponto e o restante defendendo alta de 0,75 ponto percentual.

“Com esses R$ 200 bilhões novos (previstos em aportes necessários para explorar os dois blocos de petróleo e gás oferecidos no leilão desta sexta-feira, 17), o governo Bolsonaro já tem contratados, nos três primeiros anos, R$ 844 bilhões de compromissos de investimentos”, afirmou Guedes, em rápida participação na entrevista coletiva conduzida pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após o leilão, no Rio. Ele deixou o local sem responder a perguntas.

O estrategista ainda ressaltou que grande parte do resultado da Tesla deriva dos benefícios fiscais que a montadora tem por produzir carros elétricos. “Quando tira isso, que outras montadoras de carro à combustão não têm, você equaliza a margem de lucro da empresa. Quando ela não consegue entregar o crescimento, você deveria dar um desconto nas ações da tesla.”

O consultor afirmou que entre os fundos baratos, o fundo imobiliário tem ganhado destaque, em que os shoppings centers e corporativas estão negociando com upside de 50%.

O Brasil tentou vender os dois campos em 2019, mas nenhum recebeu propostas, nem mesmo da Petrobras. Na época, questões jurídicas complexas e bônus de assinatura elevados mantiveram as principais empresas de petróleo afastadas.

As principais empresas aéreas brasileiras (Gol, Latam e Azul) tiveram prejuízo líquido de R$ 5,7 bilhões no terceiro trimestre de 2021, com margem líquida de -78,4%, mostra dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

A matéria, que também segue para sanção presidencial, vai na contramão da tendência de transição energética e descarbonização da economia.

Confira a análise na íntegra:

Neste novo complexo irão atuar fornecedores estratégicos da companhia. Os primeiros a utilizar as instalações serão: Trivium, Demore, Index e ajoint ventureda Taurus com a Joalmi, responsável por produzir itens como carregadores, ferrolhos, canos e componentes.

Segundo a companhia, também foi aprovada a segunda fase do projeto de aumento da capacidade de processamento de água no FPSO Petrojarl I, que passará de 8,5 mil para 11,5 mil barris por dia a partir do segundo trimestre de 2022, reduzindo a restrição de produção existente. O montante estimado é de 8 milhões de dólares.

De acordo com cálculos da Associação de Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o subsídio às cooperativas é da ordem de 140 milhões de reais por ano. Já o subsídio às usinas a carvão foram estimados em 840 milhões de reais por ano.

Ele voltou a dizer, no entanto, que a percepção do mercado sobre o fiscal pesou na decisão do BC de intensificar o ciclo de aperto monetário.

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