• Home |
  • Afiliado Amazon

Afiliado Amazon

Afiliado Amazon

Afiliado Amazon

As bolsas internacionais operam mistas nesta quinta-feira (8), já que uma potencial flexibilização das medidas contra o Covid-19 na Ásia animam os investidores, mas preocupações com uma recessão global e altas taxas de juros puxam para o outro lado. Esta noite, a China divulgará os dados da inflação de novembro.

Infelizmente, existe uma persistência no ser humano de querer repetir os mesmos erros, parecendo esquecer que os erros do passado, se repetidos, levarão necessariamente às mesmas consequências. Atribui-se a Einstein uma famosa frase em que ele afirma que a utilização dos mesmos ingredientes jamais fará surgir resultados diferentes. Da mesma forma, os pais ensinam aos filhos, desde pequenos, que sabedoria é observar os erros alheios e não os repetir. No entanto, uma das características da humanidade é ter uma relativa falta de memória quanto aos erros praticados e uma tendência a reproduzi-los com maior frequência do que seria saudável. Afinal, se a humanidade evitasse repetir os mesmos erros, voltar pelos mesmos caminhos, talvez o desenvolvimento humano tivesse muito mais avançado do que aquele que temos acumulado ao longo destes séculos.

Foto: Reuters/Brendan McDermid

Foto: Reuters – Suamy Beydoun/AGIFO Ibovespa opera em alta na manhã desta segunda-feira (19). Apesar da alta nas bolsas internacionais, principalmente EUA e Europa, a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em colocar o Bolsa Família fora do teto de gastos repercute no mercado.

Nos últimos 12 meses, e no ano, o índice acumulou alta de 5,90%, abaixo dos 6,17% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Para finalizar o dia, o Copom encerra seus dois dias de reuniões e divulga sua decisão de política monetária. O comitê deve manter a taxa Selic em 13,75% ao ano e continuará atento caso a inflação volte a subir, com a chance de retomar o ciclo de alta caso isso ocorra.

“O valor de R$ 1.302 se refere ao salário mínimo nacional. O valor é aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, como também para as aposentadorias e pensões. A Medida Provisória será enviada ao Congresso Nacional para ser confirmada em convertida em lei, mas já começa a produzir efeitos a partir do dia 1º de janeiro de 2023”, informou a Secretaria-Geral da Presidência.

Uma das principais formas de comunicação entre os investidores institucionais e os clientes são as cartas aos cotistas, normalmente publicadas mensalmente. Neste documento é possível observar o sentimento dos profissionais que cuidam do seu dinheiro em relação à economia e suas perspectivas para o futuro. Em boa parte das cartas, os gestores se mostram preocupados com uma possível “releitura” dos erros do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Uma outra alternativa para diversificação da carteira são os Bonds, que são títulos de dívida corporativa em dólar. “Essa pode ser uma boa oportunidade, mas sempre lembre de observar o seu perfil de investidor antes de aplicar e lembre-se: renda fixa também tem risco”, diz a head da XP.

Ricardo Pegnoratto segue a mesma linha, e explica que por mais esperançoso que o investidor possa ficar a respeito de um cenário mais caloroso, talvez o inverno cripto fique por mais um tempo. “Eu sinceramente gostaria que o cenário para 2023 fosse o mais positivo possível, porém nós ainda estamos emaranhados em todas as situações que levaram a queda do mercado cripto, e toda essa instabilidade que vem por detrás dessas situações gera um movimento que ele perdura durante um tempo”, explica o especialista.

Para o especialista em criptomoedas do Grupo Mide de Investimentos, Ricardo Pegnoratto, esse movimento acentuado de queda do Bitcoin se deve a uma sequência de fatores. Dentre os principais motivos, Pegnoratto menciona a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, que afugentou os investidores de mercados menos seguros, como é o caso do mercado cripto.

Bolsa de Valores B3 – Foto: Reuters, Amanda Perobelli

Agenda econômicaSTF julga fim do orçamento secretoAlemanha/Destatis: produção industrial de outubro (4h)Zona do euro/Eurostat: PIB fina do 3TRI (7h)FGV: IGP-DI de novembro (8h)Anfavea: Produção de veículos em novembro (10h)Alckmin almoça com Lira para tratar da PEC da Transição na Câmara (12h)Canadá: Decisão de juros do BC (12h)EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 02/12 (12h30)BC: Fluxo cambial semanal (14h30)BC: Índice Commodities Brasil (IC-Br) de novembro (14h30)Plenário do Senado começa discussão da PEC da Transição, com expectativa de votação no mesmo dia (16h)EUA/Fed: Crédito ao Consumidor de outubro (17h)BC anuncia decisão sobre a Selic (após 18h30)Roberto Campos Neto recebe prêmio do Lide em SP (21h30)Japão/Stat: PIB final do 3TRI (20h50)*Com informações de BM&C Now e BDM

Afiliado Amazon aplicativo que ganha ao se cadastrar

6GAN1ucHs0

Deixe o seu comentário