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. Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 1,79%, aos 28.545,68 pontos.

Após o anúncio da proposta vencedora, a Petrobras exerceu seu direito de atuar como operadora, com 30% de participação no consórcio vencedor. Com isso, a TotalEnergies terá 28%, Petronas 21% e Qatar 21%.

Para evitar competir pela escassa capacidade de transporte no mercado aberto, alguns varejistas e fabricantes estão cancelando os contratos existentes com as transportadoras para 2022 em troca de aumentos moderados de preços, disse o cientista-chefe da DAT e diretor executivo do Centro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts para Transporte e Logística, Chris Caplice. “Se você sair para licitar, pode esperar que suas taxas sejam de 10% a 15% mais altas, em média”, disse Caplice.

O analista sinalizou que o ativo hoje apresentou sinais de alta, mas que os vendedores seguem na tentativa de baixar o preço. “Hoje o papel abriu de novo subindo, e já vimos que os vendedores vão tentar levar o papel para baixo”. 

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No outro bloco leiloado, o consórcio integrado por Petrobras, Shell e TotalEnergies fez a única oferta e arrematou Atapu.

Com a alta da inflação e da taxa Selic, muitos investidores acabam sacando dinheiro dos fundos, sobretudo, os fundos de multimercados. Em participação nesta quinta-feira (16) ao programa BM&C Stock, Matheus Mazão, analista de fundos da MMZR Family Office, destacou as razões para o volume elevado de resgate dos fundos de multimercado.

Além disso, durante a análise gráfica, o especialista afirmou que por topos e fundos continua em tendência indefinida e que, mesmo assim, é arriscada entradas técnicas.

Gargalos na cadeia produtiva, escalada dos preços de energia e efeitos de base de comparação são apontados como responsáveis pelo movimento. A expectativa do BC é de que a inflação diminua ligeiramente em 2023, mas siga em nível elevado.

A Tianji, por sua vez, deixou de honrar US$ 83 milhões em títulos que deveriam ser pagos até 6 de novembro. “Posteriormente, retiramos todas os nossas ratings de Evergrande e suas subsidiárias Hengda e Tianji, a pedido do grupo”, revelou a S&P.

Nesse sentido, Mazão destacou dois elementos considerando os principais motivadores para o alto volume de saques, neste cenário de alta de juros, em que os investidores estão migrando para os fundos de renda fixa. “Os dois principais pontos que motivam esse resgate em massa são a elevação de juros, em que os investidores tentam se proteger, e o fato de a indústria multimercado como um todo não ter performado bem”, concluiu.

Por outro lado, os especialistas dizem que as empresas têm pouca escolha a não ser absorver o custo ou repassá-lo aos clientes. No geral, o transporte raramente ultrapassa mais de 7% do custo das mercadorias enviadas, disse o presidente do SJ Consulting Group Inc, Satish Jindel. Para a maioria das empresas, “o valor do produto que você está vendendo e a importância dessa venda é muito maior do que um ligeiro aumento nos custos de transporte”, disse Jindel.

O estudo é chancelado pela 4intelligence, empresa que desenvolve plataformas de inteligência para o mercado B2B e que também é responsável pela metodologia das análises, garantindo mais equilíbrio ao estudo e agregando outros índices para ratificar a sinergia com distintos benchmarks do mercado, como a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) e os Reports do Google Community Mobility.

“Devido às características mineralógicas do nosso minério, nossas pelotas possuem alta redutibilidade e, portanto, requerem um menor consumo energético para serem reduzidas no processo siderúrgico.”

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