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Foto: Envato MarketO Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos teve uma alta de 0,1% em março na comparação com fevereiro, conforme mostraram dados do Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (12). O resultado veio levemente abaixo das expectativas do mercado, que aguardavam 0,2% no período.

A Light ainda destacou que visa a instauração de procedimento de mediação coletiva com as partes em torno das obrigações financeiras.

Dentre as provocações por parte dos Estados Unidos, a questão de Taiwan é sempre recorrente e constitui a linha vermelha que não pode ser cruzada nas relações sino-americanas. Vale a pena esclarecer a situação, particularmente considerando a equivocada comparação entre Taiwan e Ucrânia, como ocorre frequentemente na mídia. Taiwan não é uma questão internacional, mas um assunto doméstico da China, uma parte relevante da soberania e integridade territorial da China. Algumas potências ocidentais utilizam do discurso da democracia para estimular a independência de Taiwan, incrementando, substancialmente, a instabilidade na região e no Estreito de Taiwan. No entanto, Taiwan – ressalte-se – não tem status legal, nem identidade nacional ou direitos soberanos porque não é, de fato, um país, mas sim uma província, que constitui parte integral da China, conforme é o entendimento da grande maioria dos países membros das Nações Unidas. Desde 9 de dezembro de 1941, quando o governo da China emitiu declaração de guerra contra o Japão, ficou estabelecido que a China recuperaria Taiwan e a Ilhas Penghu. Na Declaração do Cairo, de 1º de dezembro de 1943, Estados Unidos, Reino Unido e China reconheceram que era objetivo fundamental retornar os territórios conquistados pelo Japão à China. Estes termos foram também reconhecidos pela Declaração de Potsdam, em 1945. A partir de 25 de outubro daquele ano, a China recuperou Taiwan de fato e de direito.

Entretanto, a decisão de dar um “voto de confiança”, pelo menos em escutar o que Lula tinha para falar, não veio apenas do meu não alinhamento com a política e com o mandatário vigentes no Brasil em 2022, mas também de um sentido cívico e moral de ouvir o “outro lado” e depois me sentir municiado para criticar, ou, aplaudir. 

Além disso, o Federal Reserve divulgará a ata da última reunião de política monetária, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de março e optou por mais um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros. O mercado espera por mais pistas de como os membros do BC norte-americano estão vendo a situação econômica atual e como está o combate à inflação.

Sabesp (SBSP3) – A companhia informou que deve assinar nesta segunda o contrato com a Internacional Financial Corporation (IFC) para trabalhar como assessora nos estudos para a desestatização da companhia. Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a privatização da Sabesp deve ocorrer em 2024.

Apesar de algumas melhorias, o fundo levantou contrapontos: “Abaixo da superfície, no entanto, a turbulência está crescendo e a situação é bastante frágil, como nos lembrou a recente crise de instabilidade bancária”.

Avião da Azul (AZUL4). Foto: Reprodução, DIvulgaçãoNesta segunda-feira (10), a Azul (AZUL4) informou que houve um crescimento de 18,1% na demanda por voos (RPK) no primeiro trimestre de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior.

Ora, o grande impacto que vimos ser percebido no mercado em 2022 derivou de uma escalada nos juros americanos de forma muito intensa, a qual trouxe reprecificação de ativos de renda variável e fixa. O aumento de juros foi visto como vilão em 2022 e criou-se uma grande expectativa acerca da magnitude de aumentos de juros e de “quando” haveria mudança nessa política.

Em alguns casos, haverá aumento de frequência de rotas já existentes, mas também haverá o anúncio de novas rotas com companhias aéreas que já operam no Brasil, bem como o início de operação de novas companhias aéreas.

Eis que, em 2020, após muito debate e muita negociação, foi aprovado o Novo Marco do Saneamento, que obrigava algo que, na teoria, já deveria ser obrigatório desde a constituição de 1988: que o serviço público fosse licitado. Nessa licitação, poderiam participar empresas públicas ou privadas: ganhava a melhor oferta. Além disso, metas foram estabelecidas: universalização de 99% dos brasileiros com água, e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. Vale dizer que isso já representava 3 anos de atraso às metas da agenda 2030, mas era o possível.

Na arena política, em que se deveria também ter notado um aperfeiçoamento, o avanço foi menor. A mídia social tem sido o instrumento de maior uso da política na era das novas tecnologias. A mídia social, que representa um grande avanço no relacionamento humano em séculos, tem sido transformada num bloco polarizado de indivíduos, ideias, ideologias e perspectivas, muitas vezes equivocadas ou criadas de má fé, como se observa na quantidade de teorias conspiratórias e desinformação que prepondera em determinados sítios da Internet. A mídia social, ao mesmo tempo que permitiu a exposição das feridas sociais que precisam ser tratadas e resolvidas como sociedade, tem criado, ao mesmo tempo, um espaço de intolerância sem precedentes. O pior da humanidade tem-se manifestado, contrariamente às expectativas do século XXI. A classe política, que poderia utilizar a mídia social para a construção de um legado positivo para futuras gerações, perde-se nas filigranas dos embates políticos de baixo impacto na efetiva resolução econômica para o alcance do bem-estar social.

Segundo a instituição, o emprego continuou a crescer em lazer e hotelaria, governo, e serviços empresariais e cuidados de saúde. Em fevereiro, a criação de empregos foi revisada para 326 mil.

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