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Em suma, Awad finaliza mostrando quais os setores que ele acredita que serão melhores a longo prazo. “Para longo prazo a gente busca empresas que estão em um ciclo de receita razoável, ou tem algum tipo de proteção contra a inflação e que ganham com o juro real mais baixo, como empresas de concessões de estradas, que são normalmente empresas bem alavancadas, com dívidas indexadas à selic, então a hora que a selic cai elas ganham”.

Vale a pena destacar ainda que essa semana será marcada pelas expectativas da decisão de juros nos EUA, zona do euro e Japão. Já no cenário doméstico, investidores irão acompanhar a temporada de balanços enquanto aguardam a prévia da inflação amanhã.

SSE Composite: 3.198,84 (+0,03%)Nikkei 225: 32.896,03 (+1,24%)Hang Seng: 18.952,31 (-0,33%)KOSPI: 2.608,24 (+0,02%)TAIEX: 17.116,44 (-1,26%)

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O IViQ é calculado a partir da relação EV/EBITDA UDM dos últimos doze meses, ajustada pelo upside médio do preço da ação conforme projeções dos analistas de sell-side. Para setores como bancos, seguradoras e real estate, a relação utilizada é a Market Cap/Valor Patrimonial mais recente, também ajustada pelo upside médio do preço da ação.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 1,10% em julho, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de -2,20%. Com esse resultado, o índice acumula variação de -5,20% no ano e de -7,89% em 12 meses. Em julho de 2022, o índice subira 0,60% no mês e acumulava elevação de 10,87% em 12 meses.

Vale a pena destacar que o presidente-executivo da Apple recebeu US$ 99,42 milhões em remuneração total em 2022, mas terá menos dinheiro em sua conta em 2023. Isso porque, a empresa informou em um comunicado à Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários americana, que para 2023, a meta total de remuneração de Cook é de US$ 49 milhões.

Relatório ‘Atualização extraordinária: sugerimos mudanças na Carteira Empiricus’ publicado no dia 12/07

Mediante a esse cenário, em entrevista a BM&C News, o CIO da 3R Investimentos, Tomas Awad, deu dicas a respeito de setores promissores a longo prazo e afirmou que o varejo ainda é um setor perigoso, mesmo com perspectivas de queda na taxa básica de juros.

IndicadoresNos EUA, as vendas no varejo registraram alta de 0,2% em junho na comparação mensal, para US$ 689,5 bilhões, de acordo com dados do Departamento do Comércio. O resultado ficou abaixo do consenso, uma vez que as projeções do mercado indicavam alta de 0,5% para o período. Na comparação anual, as vendas subiram 1,5% em junho. Em maio, as vendas cresceram 0,5%, para US$ 688,2 bilhões, conforme dados revisados.

Na agenda de hoje, é previsto a confiança do consumidor, da Universidade de Michigan, com as expectativas para a inflação em um e cinco anos. Outro destaque é o início da temporada de balanços, que contará com os números de JPMorgan, Citigroup e Wells Fargo, referentes ao segundo trimestre de 2023.

O setor de transportes, com alta de 2,2%, foi o que mais ajudou a puxar para cima o resultado mensal. “O transporte de cargas e o de passageiros avançaram no mês. Já sob a ótica do modal, os principais impactos para o resultado positivo vieram do rodoviário de cargas, do aéreo de passageiros e do aquaviário de cargas”, explica – no site do IBGE – o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

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