O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou nesta sexta-feira que o país está passando agora pelo pior momento da inflação mas que o avanço de preços na economia irá desacelerar para fechar o ano ao redor de 7,5%-8%.

Após 5 dias de protestos, a maioria dos caminhoneiros começam a deixar a Esplanada dos Ministérios, no centro da capital federal. A Praça dos Três Poderes segue fechada por questões de segurança.

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Pelo lado dos resultados positivos, a Bahia (6,7%) teve o maior crescimento na produção e foi a segunda maior influência positiva, impulsionada pelo setor de derivados do petróleo.

O índice de preços ao produtor subiu 9,5% em agosto sobre o mesmo período do ano anterior, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Estatísticas, contra expectativa em pesquisa da Reuters de 9,0% e taxa de 9,0% em julho. Foi o ritmo mais forte desde agosto de 2008.

Às 10h30, as vendas do varejo brasileiro vieram acima do consenso, o que estimula a procura por ações do setor. Americanas SA (AMER3) sobe 1,54% (R$ 41,48); Lojas Americanas (LAME4) +1,90% (R$ 5,91); Lojas Renner (LREN3) +2,79% (R$ 36,81) e Magazine Luiza (MGLU3) +0,85% (R$ 19,01).

Há um otimismo cauteloso de que a crise trabalhista diminuirá a partir de setembro, após o término dos benefícios de desemprego financiados pelo governo na segunda-feira, incluindo um subsídio semanal de US $ 300, acusado por empresários e republicanos por desencorajar os desempregados de procurar trabalho.

Política

Por sua vez, o CEO da AD Shopping, Helcio Fernandes Povoa, reforçou a visão de que a recuperação das vendas vai continuar em andamento. “Acredito que o fim de ano será muito positivo, com vendas muito fortes. Um Natal como não temos há muito tempo. Apesar de alguns lojistas estarem com pouco estoque”, declarou.

“Serão 100 produtos das marcas Sadia, Perdigão, como pratos prontos, embutidos, suínos, frios, snacks, margarinas, aves, vegetais, sobremesas, lanches e empanados, com destaque para as linhas Livre&Lev e Veg&Tal.” Conforme a BRF, a expectativa é chegar a 500 itens disponíveis na plataforma, que serão vendidos inicialmente para a cidade de São Paulo, mas a ideia é expandir para outras capitais do País.

“Vemos uma trajetória de recuperação dessa atividade, que acaba por fazer grandes promoções e aumentar a sua receita bruta de revenda, num novo momento de abertura e maior flexibilização do isolamento social, o que gera maior aumento da demanda”, explicou Santos.

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