Uma das Lendas do value investing, Irving Kahn previu e lucrou com a crise. Em 1928, ele percebeu que algo não estava certo e que uma grande crise poderia acontecer. No ano seguinte, seguindo seu racional, ele vendeu todos os ativos que possuía da mineradora Magma Copper e em seguida os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York começaram a aparecer, levando muitas pessoas à falência.

“A Opep+ é igual todo relacionamento, a coisa começa a ficar ruim quando falta dinheiro. O dinheiro começa a acabar e os problemas começam a aparecer e esse é o grande ponto”, diz Fares.

Os rendimentos voltaram a ganhar da inflação por causa dos aumentos da taxa Selic (juros básicos da economia), mas outras aplicações de renda fixa continuam mais atraentes que a poupança.

Além disso, o Fitch anunciou que elevou o rating do Brasil para “BB”, de “BB-“, com perspectiva estável, conforme mostrou relatório da agência de classificação de risco. “A atualização [de rating] do Brasil reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado após choques sucessivos nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso, e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará por mais melhorias”, afirmou o Fitch. Apesar de ainda seguir no patamar “especulativo”, a melhora deve repercutir no mercado hoje.

Apesar disso, o resultado ficou acima da expectativa reunida pela Bloomberg, que esperava lucro de R$ 24 bilhões. De acordo com a petroleira, a queda de 40% do petróleo Brent foi uma das questões que mais pesou nesse trimestre.

EuropaOs mercados europeus operam em alta nesta manhã com os investidores avaliando dados econômicos e balanços corporativos, enquanto se preparavam para uma grande semana de decisões de política monetária, com o Banco Central Europeu (BCE) divulgando na quinta-feira.

Como destacou a matéria publicada pela CNN (The Fed likely won’t cut rates this year. Why that’s good news for markets | CNN Business), cortar a taxa de juros de modo prematuro pode trazer consequências econômicas bastante graves. Entre 1972 e 1974 o então presidente do Fed, Arthur Burns, elevou as taxas de juros para combater a inflação e, posteriormente, promoveu a redução dessas taxas diante da contração da economia. Porém, esses cortes ocorreram muito cedo e a inflação voltou a subir, demandando uma elevação bastante agressiva da taxa de juros por parte do próximo presidente do Fed, Paul Volcker, implicando em um custo econômico elevado. Nesse aspecto, inclusive, os dados de atividade para a economia americana estão surpreendendo de modo positivo recentemente, afastando em parte a preocupação dos agentes com uma possível recessão.

Nesse sentido, pode ser natural que muitos se façam a seguinte pergunta: se a inflação nos Estados Unidos já está caindo, por que ainda não estamos discutindo redução da taxa de juros? Pelo contrário, os formuladores de política indicam que devem deixar a taxa elevada por um período mais longo e, adicionalmente, ainda existe dúvida se de fato a próxima elevação de juros será de fato a última do ciclo.

Não obstante, corroborando e até ajudando a explicar o dado acima de PIB, a confiança do consumidor americano medida pelo Conference Board também mostrou que o consumidor americano segue confiante na economia. Apesar do aumento das taxas de juros, os consumidores estão mais otimistas, provavelmente refletindo uma inflação mais baixa e um mercado de trabalho apertado. Segundo Dana Peterson, economista-chefe do The Conference Board: “A confiança do consumidor aumentou em julho de 2023 para seu nível mais alto desde julho de 2021, refletindo melhora tanto nas condições atuais quanto nas expectativas para o futuro” (link).

Foto: Envato MarketO Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (28), com o mercado digerindo os novos dados de inflação nos EUA, cuja desaceleração joga a favor do fim das altas dos juros americanos. No cenário doméstico, a temporada de balanços faz preço no pregão, além das especulações envolvendo a estatal do petróleo.

A inflação da zona do euro segue desacelerando e atingiu 5,3% em julho na base anual, ante 5,5% em junho, de acordo com dados preliminares do Eurostat. O resultado ficou dentro do consenso do mercado. Na comparação mensal, o Índice de Preços ao Consumidor do bloco teve leve queda de 0,1%.

Ele é especialista em operações realizadas em um curto espaço de tempo (o famoso day trade). Só que, em vez de negociar ações como a maioria dos traders, Nonato prefere focar no dólar.

Page Not Found - Fideles

QJU5LkC1t2

Deixe o seu comentário