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Em 2021, segundo dados citados pela Anfavea com base em levantamentos da empresa de pesquisa KBB, os preços de veículos novos no Brasil subiram cerca de 9%, avançando 14% no acumulado de dois anos de pandemia, puxados por altas de custos e insumos e pelas dificuldades no fornecimento de componentes.

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A expectativa do setor para este ano é de crescimento de 9,4% na produção, para 2,46 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, e de avanço de 8,5% nos licenciamentos, para 2,3 milhões de unidades. A previsão para exportações é de alta de 3,6%, para 390 mil unidades, longe do pico de cerca de 630 mil atingido em 2018.

William Castro Alves também destacou a força das empresas do setor, que concorrem diretamente com a Tesla quando o assunto é tecnologia.

Na comparação com um ano antes, as vendas aumentaram 7,8%, bem acima da projeção de 5,6%, informou a agência de estatísticas da União Europeia.

“Eu preferiria uma trajetória de taxa de juros mais plana e mais ajustes no balanço patrimonial para nos colocar de volta a um lugar que é mais normal no balanço patrimonial, caso precisemos usá-lo novamente”, disse Daly na reunião anual da American Economic Association, realizada virtualmente por causa da pandemia.

Nesse sentido, Ventura avaliou que historicamente há uma correlação do aumento na taxa de juros com o setor de construção civil, portanto, acredita em um grande impacto no setor. O analista afirmou que a possibilidade das construtoras conseguirem se expandir operacionalmente, em um cenário de alta do juros, é quase que mínima.

Os preços spot do minério com 62% de teor de ferro para entrega à China fecharam a 127,5 dólares por tonelada nesta segunda-feira, de acordo com a consultoria SteelHome, uma queda de 1 dólar diante de preocupações com a variante do coronavírus Ômicron.

Confira a análise na íntegra:

A restrição na oferta de insumos ocorre, em geral, por dificuldade de matéria-prima no mercado global e o cenário foi agravado pela pandemia da Covid-19, que afetou a logística do mundo todo.

No primeiro trimestre deste ano, a demanda média do combustível C (já misturado com etanol, como é vendido nos postos) deverá ser 5 mil barris por dia menor do que no mesmo período de 2019, apontou a Platts Analytics.

Já no caso do diesel, a Platts Analytics prevê que a demanda média total no Brasil em 2021 deve ser de 85 mil barris por dia a mais do que em 2019, apesar de um aumento constante nos preços do combustível nos últimos meses.

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