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Dívida PúblicaA Dívida Líquida do Setor Público (DLSP), que corresponde ao balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais, fechou em 2022 em R$ 5,7 trilhões, o que corresponde a 57,5% do PIB, com elevação de 1,7 ponto percentual.

Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,4%, abaixo das projeções do mercado, que esperavam alta para 3,6%.

Na variação nula (0,0%) da atividade industrial na passagem de novembro para dezembro de 2022, três das quatro grandes categorias econômicas e 11 dos 26 ramos pesquisados mostraram crescimento na produção, destacou o instituto.

No cenário político, os investidores repercutem as falas do presidente Lula, que criticou a manutenção da taxa Selic e comentou sobre a necessidade de autonomia do Banco Central após o mandato de Roberto Campo Neto se encerrar.

“Eu acho realmente que não compensa entrar”, comenta Daher, explicando que os ativos podem chegar a valorizar ainda mais, porém os riscos estão altos, enfatizando que nesses casos é importante realizar um bom gerenciamento de riscos.

No cenário político, o novo Congresso Nacional toma posse nesta quarta e, junto a isso, a eleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. O favoritismo está com os atuais mandatários, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que devem ter mais dois anos à frente das casas legislativas.

Para o nosso caso, aqui na América, parece que este último caminho foi o escolhido para o Mercosul. Primeiro, juntaram-se os políticos para criar um espaço político onde seriam debatidos os problemas que eles acordariam como sendo os mais importantes. Para dar conta das necessidades de uma nova “Ágora” dos mandatários em negociação foram criadas as estruturas para se reunirem, bem como os cargos de comissão, as prerrogativas, definido o orçamento, locais de reunião, custos envolvidos, além de diárias pelos trabalhos realizados. Em síntese, enquanto na Europa se buscava resolver problemas técnicos para os quais seriam criadas instituições para administrar as soluções, aqui se pensava nas estruturas políticas para resolver problemas políticos e depois buscar os problemas técnicos para serem resolvidos. É uma lógica curiosa, típica de ambientes onde a política se serve do povo ao invés de servi-lo.

Já no gráfico mensal, o analista destacou que tem uma tendência bonita que vem lá de trás e eu gosto dessa tendência. “Se o ativo conseguir fechar o mês de janeiro sem pavio, terá um potencial para romper essa máxima na região dos R$ 44 e talvez testar patamares mais altos”, explicou.

Agenda econômicaEUA: Balanços de Caterpillar, ExxonMobil, General Motors, International Paper, McDonald’s e Pfizer, antes da abertura do mercadoPrimeiro dia de reunião do CopomAlemanha/Destatis: vendas no varejo de dezembro (4h)Zona do euro/Eurostat: PIB preliminar do 4TRI (7h)Itália/Istat: PIB preliminar do 4TRI (7h)FGV: Indicador de Incerteza da Economia de janeiro (8h)México/Inegi: PIB preliminar do 4TRI (9h)Febraban recebe os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Carlos Favaro (Agricultura) e Esther Dweck (Gestão e Inovação Pública), além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (9h)Alemanha/Destatis: CPI preliminar de janeiro (10h)Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, participa de evento do Credit Suisse, em São Paulo (10h05)EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Custo de Emprego do 4TRI (10h30)EUA/ISM/Chicago: PMI de janeiro (11h45)EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor de janeiro (12h)Ministério do Trabalho: Caged de dezembro e 2022 (13h30)EUA/API: estoques de petróleo da semana até 27/01 (18h30)Japão/S&PGlobal/Jibun Bank: PMI industrial final de janeiro (21h30)China/S&P Global/Caixin: PMI industrial de janeiro (22h45)*Com informações de BM&C Now e BDM

Neste processo um “alerta vermelho” surge, pois o Comitê de Especialistas que será escolhido pelo Congresso pode ser composto por agentes políticos e não exclusivamente pelos maiores especialistas do país. Na última tentativa de aprovação, a rejeição foi influenciada por diversos fatores, sendo um deles o descrédito do corpo constituinte devido a escândalos e fragmentação interna no grupo produzindo polarização que impossibilitou convergências.

A pergunta feita no início volta para nós: o Mercosul é benéfico ou um atraso para os brasileiros? Da mesma maneira, poderíamos transmutar essa pergunta para: a integração regional é benéfica ou um atraso para os brasileiros? A ideia de integração é positiva, sempre para o mais forte economicamente falando e com instituições políticas estáveis e robustas. Essa ideia esteve presente em muitos momentos da história brasileira, apresentando-se de várias maneiras e poderíamos citar quando na década de 30 do século XX um capitão do Exército brasileiro, chamado Mário Travassos, escreveu um livro de inspiração geopolítica intitulado “Projeção Continental do Brasil”, no qual defendia a tese de que devíamos integrar a América do Sul para ganharmos com o escoamento para a Europa da produção do Pacífico pelo Atlântico, aproveitando os “pasos e os nudos” da Cordilheira dos Andes, sendo os pasos aquelas passagens naturais na cordilheira, e os nudos os centros de dispersão de águas entre os dois oceanos, o Pacífico e o Atlântico.

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