Emergentes e juros

A crise hídrica que assombra o Brasil em 2021 também levanta dúvidas aos investidores. No começo do mês de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou situação crítica de escassez hídrica em 5 estados e segundo o ministério de Minas e Energia (MNE), o Brasil tem em sua matriz energética cerca de 63% concentrada em hidrelétricas. Além de todo o problema estrutural que uma crise hídrica pode causar para um país, outra preocupação também veio à tona: isso pode ser um risco ou uma oportunidade?

XP compra 20% da Jive, gestora especializada em investimentos, diz JornalMercado imobiliário em SP esnoba crise e tem recorde em maioO Carrefour informou nesta quinta-feira (24) por meio de um porta-voz que “iniciou uma reflexão sobre a massa crítica de suas subsidiárias internacionais e possível consolidação futura, alianças ou movimentos de desinvestimento”, e especificou que a revisão está em estágio inicial e nenhuma decisão foi tomada sobre as vendas.

Dados publicados na quinta-feira confirmaram que os EUA cresceram em ritmo anualizado de 6,4% no primeiro trimestre e mostraram também que o número de pedidos de auxílio-desemprego no país caiu mais do que o esperado na semana passada. Os indicadores reforçaram a visão de que a maior economia do mundo continua se recuperando com vigor dos choques da pandemia, ainda que exiba fraqueza em áreas específicas.

Leia também:BNDES: Expectativa é mandar proposta de edital dos Correios ainda no 2º semestre

Acumulado

Nos Estados Unidos, “o número dos pedidos de bens duráveis decepcionou o mercado ao marcar queda de 1,3%, enquanto esperava-se alta de 0,8%, assim como não foi revisto para cima o resultado do PIB no primeiro trimestre, que ficou nos mesmos 6,4%. E as assinaturas de contratos de vendas de casas recuaram 4,4% em abril, enquanto o mercado projetava alta de 1,5%”, observa Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora.

Hoje, a alta nas cotações das commodities – minério de ferro fechou em alta de 4,37%, a no porto chinês de Qingdao (US$ 198,83 t.) e o petróleo no exterior – podem amparar ganhos do Ibovespa. Apesar da valorização do petróleo, Petrobras cedia em torno de 0,40%, de olho no noticiário envolvendo a empresa, como a de que a companhia reafirmou na noite deste sábado, 29, a sua política de preços.

Leia também:

É algo que Braga reconhece como relevante. “Serviços financeiros sempre foram um pilar forte do nosso negócio. Eventualmente, podemos fazer algum produto financeiro independente da nossa plataforma”, diz o executivo.

Leia também:XP e Messem Investimentos anunciam acordo para criação de nova corretora

O tom positivo dos mercados de ações no exterior estimula o Ibovespa a ir em busca de um terceiro pregão consecutivo de valorização. Além disso, a alta do petróleo e o noticiário a favor da Petrobras impulsionam os papéis da empresa para cima. Em contrapartida, as ações ligadas ao setor de commodities metálicas cedem, devolvendo ganhos recentes, a despeito da elevação de 0,41%, a US$ 190,51 a tonelada, no porto chinês de Qingdao hoje. O investidor ainda adota alguma cautela já que na segunda-feira as bolsas americanas ficam fechadas por causa do feriado do Memorial Day.

Leia também:

Deixe o seu comentário